SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue7Spray droplet spectrum and control of Asian soybean rust in cultivars with different plant architectureDrastic pruning for the production of blackberry in subtropical regions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

GAVAZZA, Melícia Ingredi Araújo et al. Métodos de avaliação da germinação na pré-colheita em cultivares de trigo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.7, pp. 928-933. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000700008.

O objetivo deste trabalho foi testar métodos para avaliação da germinação na pré-colheita de cultivares de trigo. Quatorze cultivares de trigo foram cultivadas em Londrina e Ponta Grossa, PR. Aos 10 e 17 dias após a maturidade fisiológica, elas foram colhidas e avaliadas pelos métodos de germinação por simulação de chuva (em casa de vegetação), com grãos nas espigas e com grãos removidos das espigas. O método do grão na espiga permitiu a diferenciação das cultivares, porém mostrou graus de resistência distintos das descrições disponíveis para as cultivares. O procedimento do grão removido da espiga não possibilitou a distinção segura dos dados obtidos quanto à germinação, em qualquer época ou local de coleta. O método por simulação de chuva é o mais adequado para avaliação de cultivares quanto à germinação na pré-colheita, independentemente da época de coleta e do local avaliado.

Keywords : Triticum aestivum; dormência; qualidade do grão; simulação de chuva.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English