SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue7Soil carbon and fertility attributes in response to surface liming under no-tillageMortality of the rice stem bug during soil preparation for minimum tillage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

BELO, Marco Antonio de Andrade et al. Vitamina C e cortisol endógeno em resposta inflamatória tipo corpo estranho em pacus. Pesq. agropec. bras. [online]. 2012, vol.47, n.7, pp.1015-1021. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2012000700019.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação com vitamina C no aumento da atividade de macrófagos e células gigantes multinucleadas (CGM), em pacus mantidos em duas densidades de estocagem. O experimento foi realizado em parcelas subdivididas, em arranjo fatorial 2x2x3 com: 0 e 500 mg kg-1 de vitamina C; densidade de estocagem de 5 e 20 kg m-3; e tempos de avaliação de 3, 6 e 12 dias após o implante subcutâneo (DPI) de lamínulas de vidro. Foram determinados o número de macrófagos e de CGM, bem como os níveis de cortisol e glicose no plasma. O número de macrófagos e de CGM com 2 a 5 núcleos foi significativamente maior nos peixes suplementados com vitamina C, à densidade 5 kg m-3, aos 3 DPI, em relação aos não suplementados. Constatou-se menor quantidade de macrófagos e CGM em peixes com baixa concentração plasmática de cortisol. A suplementação com 500 mg de vitamina C por quilograma de ração beneficia a atividade de macrófagos em inflamações do tipo corpo estranho, e a elevada concentração de cortisol circulante tem efeito supressor nesta resposta.

Keywords : Piaractus mesopotamicus; ácido ascórbico; glicocorticoide; inflamação; células de Langhans; células gigantes multinucleadas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License