SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número6Análise biométrica do conteúdo de proteína e óleo de genótipos de soja em diferentes ambientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

PAVAN, Bruno Ettore et al. Seleção precoce em famílias de polinização aberta de Eucalyptus com base em covariáveis de competição. Pesq. agropec. bras. [online]. 2014, vol.49, n.6, pp.483-492. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2014000600010.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da competição intergenotípica em famílias de polinização aberta de Eucalyptus e o seu efeito na eficiência da seleção precoce. Foram realizados dois experimentos, nos quais o volume de madeira foi avaliado em três idades, em delineamento de blocos ao acaso. Dados dos três anos de avaliação (experimento 1, aos 2, 4 e 7 anos; e experimento 2, aos 3, 5 e 7 anos) foram analisados a partir de modelos mistos. Foram estimados: componentes de variância, parâmetros genéticos, ganhos com a seleção, número efetivo, eficiência da seleção precoce, ganho com a seleção por unidade de tempo e coincidência de seleção com e sem uso de covariáveis de competição. O efeito da competição não foi significativo em idades inferiores a três anos, e o ajuste por covariáveis de competição foi desnecessário. A seleção precoce para famílias é eficiente; famílias de hábitos de crescimento tardio são mais vulneráveis à competição, o que prejudica de forma mais pronunciada a sua classificação ao final do ciclo. A seleção precoce mostra-se eficiente de acordo com todos os critérios adotados, e a idade em torno de três anos é a mais recomendada, em razão da alta eficiência e do alto índice de acerto na indicação de árvores e famílias. A adição de covariáveis de competição ao final do ciclo melhora a eficiência da seleção precoce para quase todos os critérios estudados.

Palavras-chave : Eucalyptus; competição intergenotípica; testes de progênies; métodos de seleção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )