SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número7Desfolha de plantas matrizes de morangueiro para a produção de pontas de estolãoPersistência dos efeitos da escarificação sobre a compactação de Nitossolo sob plantio direto em região subtropical úmida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204X

Resumo

GIACOMINI, Diego Antonio et al. Mitigação das emissões de amônia por zeólitas naturais durante a compostagem de dejetos de suínos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2014, vol.49, n.7, pp.521-530. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2014000700004.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência das zeólitas naturais clinoptilolita e estilbita em mitigar as perdas de amônia (NH3) na fase inicial da compostagem de dejetos líquidos de suínos (DLS). Foram conduzidos três experimentos em escala piloto, com duração de 14 dias cada um. As zeólitas foram adicionadas aos DLS em doses crescentes, de 5 a 20% (m/v), sobre substrato constituído pela mistura de serragem (70%) e maravalha (30%). Foram realizadas três aplicações de DLS + zeólitas por experimento, seguidas de revolvimento. O substrato passou por outros três revolvimentos entre as aplicações. As zeólitas reduziram as emissões de NH3 e a sua eficiência foi diretamente relacionada à dose aplicada. A clinoptilolita apresentou maior eficiência do que a estilbita. Na média dos três experimentos, a clinoptilolita reduziu em 24 a 76% as emissões de NH3. Os resultados evidenciam o alto potencial de zeólitas naturais, principalmente da clinoptilolita, em mitigar a volatilização de NH3 durante a compostagem de DLS.

Palavras-chave : capacidade de troca catiônica; clinoptilolita; compostagem automatizada; estilbita; granulometria; perdas de nitrogênio..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )