SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue7Persistence of chiseling effects on the compaction of a Nitisol under no-till in a humid subtropical regionMineral content in the pulp and peel of banana cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

NASSUR, Rita de Cássia Mirela Resende; PEREIRA, Giuliano Elias; ALVES, Juliana Alvarenga  and  LIMA, Luiz Carlos de Oliveira. Características químicas de sucos de uva obtidos de diferentes combinações de cultivares e porta-enxertos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2014, vol.49, n.7, pp.540-545. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2014000700006.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes combinações de cultivares de uva e porta-enxertos nas características químicas de sucos de uva. Foram avaliados seis tratamentos, que consistiram de combinações entre as cultivares de uva Isabel Precoce e BRS Cora com os porta-enxertos 'IAC 766', 'IAC 313' e 'IAC 572'. Aproximadamente 10 L de suco foram obtidos por tratamento. Foram realizadas análises de coloração, teor de sólidos solúveis totais, pH, antocianinas, compostos fenólicos totais, açúcares totais, e quantificação e identificação de aminas biogênicas por HPLC. Aminas biogênicas, tais como putrescina, cadaverina, espermidina e espermina, foram encontradas em todas as cultivares avaliadas. Por meio da análise de componentes principais (PCA), os tratamentos podem ser divididos em dois grupos, de acordo com a cultivar. Sucos obtidos de 'Isabel Precoce' são caracterizados pelos maiores teores de açúcares totais e sólidos solúveis; no entanto, sucos de 'BRS Cora' correlacionam-se positivamente com conteúdo fenólico, antocianinas, e parâmetros de coloração e acidez. As diferenças encontradas por meio da PCA, para sucos das cultivares Isabel Precoce e BRS Cora, indicam que, independentemente do porta-enxerto utilizado, o fator mais importante na caracterização química dos sucos é a cultivar de uva.

Keywords : Vitis labrusca; antocianinas; aminas biogênicas; fenólicos; análise de componentes principais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )