SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número6Desempenho agronômico de alface orgânica influenciado pelo sombreamento, época de plantio e preparo do solo no AcreAlterações fisiológicas e bioquímicas em sementes de café secas em sílica gel e soluções salinas saturadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

SCHMIT, Rodolfo et al. Contribuição da heterogeneidade de linhas de regressão para a recomendação de novas cultivares. Pesq. agropec. bras. [online]. 2015, vol.50, n.6, pp.475-482. ISSN 1678-3921.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2015000600006.

O objetivo deste trabalho foi evidenciar a contribuição da análise da heterogeneidade das linhas de regressão para a recomendação de novas cultivares, pela metodologia de Eberhart & Russell. Um experimento com dez genótipos de arroz, avaliados em oito ambientes, foi utilizado para ilustração da metodologia. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com três repetições. A soma dos quadrados da interação genótipo x ambiente (GxA) foi decomposta para avaliação da heterogeneidade das linhas de regressão e dos desvios acumulados da linearidade. A heterogeneidade das linhas de regressão foi analisada com o uso do teste t sobre os coeficientes de regressão linear dos genótipos. Os dois componentes ortogonais da interação GxA foram significativos. A análise da heterogeneidade das linhas de regressão permitiu detectar incoerências na adaptabilidade dos genótipos, o que diminui as chances de recomendações equivocadas de cultivares. Os genótipos foram classificados de acordo com a eficiência da metodologia de Eberhart & Russell em explicar a natureza do desempenho genotípico diante das mudanças nos ambientes. A avaliação da heterogeneidade das linhas de regressão contribui para a recomendação mais efetiva de novas cultivares com a metodologia de Eberhart & Russell.

Palavras-chave : adaptabilidade e estabilidade fenotípica; Eberhart & Russell; interação genótipo x ambiente; produtividade de grãos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )