SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número7Oviposição do curuquerê e alimentação de suas lagartas neonatas em algodoeiros tratados com caulimDesempenho agronômico de videiras com e sem sintomas de viroses, e comparação molecular de isolados virais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

GUIMARAES, Cleber Morais; STONE, Luís Fernando; CASTRO, Adriano Pereira de  e  MORAIS JUNIOR, Odilon Peixoto de. Parâmetros fisiológicos para selecionar genótipos de arroz quanto à tolerância ao deficit hídrico. Pesq. agropec. bras. [online]. 2015, vol.50, n.7, pp.534-540. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2015000700003.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade de uso de parâmetros fisiológicos de tolerância à deficiência hídrica como método auxiliar na seleção de genótipos de arroz de terras altas. Dois experimentos - um com e outro sem deficit hídrico - foram realizados em Porangatu, GO; o com deficit hídrico recebeu cerca da metade da irrigação que foi aplicada ao tratamento bem irrigado. Avaliaram-se quatro genótipos com diferentes níveis de tolerância ao estresse hídrico. Os genótipos UPLRI 7, B6144F-MR-6-0-0 e IR80312-6-B-3-2-B, em condições de estresse hídrico ao longo do dia, apresentaram menor resistência difusiva estomática, maior potencial de água nas folhas e menor temperatura das folhas do que a testemunha. Esses genótipos apresentaram as maiores produtividades em condições de deficiência hídrica, que foram respectivamente 534, 601 e 636 kg ha-1, e não diferiram significativamente entre si. Eles também apresentaram menores índices de susceptibilidade à seca do que os outros genótipos. 'BRS Soberana' (testemunha suscetível) foi totalmente improdutiva em condições de deficiência hídrica. A temperatura das folhas é um parâmetro de fácil leitura correlacionado à condição hídrica da planta, viável para selecionar genótipos de arroz quanto à tolerância ao deficit hídrico.

Palavras-chave : Oryza sativa; resistência difusiva foliar; temperatura foliar; potencial de água na folha..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )