SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue8Soybean yield as a consequence of harvest delay and environmental conditionsSimultaneous detection of tomato resistance factors to Fusarium wilt in tomato by multiplex PCR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

CORREA, Juliano Corulli et al. Fertilizantes orgânicos, organominerais e minerais com inibidores de urease e de nitrificação para trigo e milho em plantio direto. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.8, pp.916-924. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2016000800003.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os atributos químicos do solo, o teor de nitrogênio foliar e a produtividade de milho e trigo, em sistema plantio direto, em resposta à aplicação de fertilizantes orgânicos, organominerais e minerais, com ou sem inibidores da urease e da nitrificação. O experimento foi realizado em campo, com um cultivo de trigo e dois de milho, em Nitossolo Vermelho distroférrico, em delineamento de blocos ao acaso, com seis repetições. Os tratamentos avaliados foram: controle, sem adubação; O, fertilizante orgânico de cama de aves; O+I, cama de aves e inibidores; OM, fertilizante organomineral; OM+I, fertilizante organomineral e inibidores; U, ureia como fertilizante mineral; e U+I, superureia com inibidor da urease apenas. O uso de fertilizantes orgânicos, organominerais e minerais, com ou sem inibidores, aumentou o teor de N disponível na camada de 0,00-0,05 m do solo. Nas camadas mais profundas, apenas OM+I, na camada de 0,05-0,10 m, e U+I, na de 0,10-0,20 m, proporcionaram maiores teores do que o tratamento-controle. Os teores foliares de N foram adequados, independentemente do fertilizante utilizado. Os tratamentos O, O+I, OM e OM+I aumentam o teor de P disponível e a saturação por bases, e reduzem H+Al na camada superficial do solo. Além disso, todos os fertilizantes aumentam a produtividade total de grãos das duas culturas estudadas, na seguinte ordem: OM+I > U+I ≥ U > OM ≥ O+I ≥ O.

Keywords : Triticum aestivum; Zea mays; eficiência agronômica; cama de frango; adubação nitrogenada; perdas por volatilização.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )