SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue8Organic, organomineral, and mineral fertilizers with urease and nitrification inhibitors for wheat and corn under no-tillageImpact of increasing atmospheric concentration of carbon dioxide on coffee leaf rust and coffee plant growth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

FILHO, Renato Carrer et al. Detecção simultânea de fatores de resistência à murcha de fusário do tomateiro por meio de PCR multiplex. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.8, pp.925-932. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2016000800004.

O objetivo deste trabalho foi elaborar e validar um protocolo de detecção simultânea, via reação em cadeia da polimerase multiplex (PCR multiplex), de regiões genômicas do tomateiro (Solanum lycopersicum) associadas a fatores de resistência às três raças fisiológicas de Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici (FOL). Os pares de iniciadores empregados foram SSR-67 (específico para o gene I-1), TFusrr (específico para o gene I-2) e SSRD (específico para o gene I-3). Os resultados de genotipagem com marcadores moleculares foram comparados aos resultados de fenotipagem de uma coleção de germoplasma de tomateiro, em bioensaios de inoculação de isolados das três raças de FOL em plântulas, pelo método de imersão das raízes. A resistência ou a suscetibilidade foi confirmada por PCR, por meio de visualização dos âmplicons específicos para as regiões-alvo ligadas aos fatores de resistência às distintas raças de FOL. O protocolo elaborado para o uso conjunto dos marcadores moleculares, em PCR multiplex, permite a seleção de acessos de tomateiro resistentes às raças 1, 2, e 3 de F. oxysporum f. sp. lycopersici de maneira similar à realizada com a utilização de cada um separadamente. O PCR multiplex representa uma ferramenta viável para monitorar a incorporação desses fatores de resistência em linhagens de tomateiro.

Keywords : Fusarium oxysporum; Solanum lycopersicum; resistência genética; seleção assistida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )