SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue8Growth, mineral composition, fruit yield, and mycorrhizal colonization of feijoa in response to lime and phosphorus applicationSpecies richness and diversity in shrub savanna using ordinary kriging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

SOETHE, Cristina et al. Qualidade, compostos fenólicos e atividade antioxidante de amoras-pretas 'Tupy' e 'Guarani' armazenadas a diferentes temperaturas. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.8, pp.950-957. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2016000800007.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da temperatura de armazenamento sobre a manutenção da qualidade, o teor de compostos fenólicos e a atividade antioxidante de amoras-pretas (Rubus sp.) 'Tupy' e 'Guarani'. Os frutos foram armazenados a 0, 5, 10 e 15°C. Após cinco dias de armazenamento, as amoras-pretas foram avaliadas quanto aos seguintes parâmetros: cor da epiderme, taxa respiratória, perda de massa, força para compressão, acidez titulável (AT), sólidos solúveis (SS), relação SS/AT, podridões, compostos fenólicos totais (CFT) e atividade antioxidante (AAT). O aumento da temperatura de armazenamento causou, em ambas as cultivares, o aumento da taxa respiratória, da perda de massa e da incidência de podridões, bem como redução dos teores de SS e AT, especialmente a partir de 5ºC. Não houve efeito da temperatura sobre a coloração em 'Tupy'. Em amoras 'Guarani', houve redução de croma e de ângulo hue, com o aumento da temperatura. A força para compressão, em ambas as cultivares, aumentou entre as temperaturas de 0 e 5ºC. CFT e AAT aumentaram com o incremento da temperatura em ambas as cultivares. O armazenamento de frutos de ambas as cultivares a 5ºC proporciona frutos mais firmes e maior AT, além de permitir o incremento de CFT e AAT, sem comprometer o sabor e aspecto visual do fruto.

Keywords : Rubus; alimento funcional; conservação; pequenos frutos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )