SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue8Species richness and diversity in shrub savanna using ordinary krigingSoil moisture and soybean physiology affected by drought in an integrated crop-livestock system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

MARRENJO, Gonçalves Jotamo et al. Impactos do cultivo por longo tempo de arroz inundado em Gleissolos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.8, pp.967-977. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2016000800009.

O objetivo deste trabalho foi avaliar atributos do solo em resposta à diferentes usos da terra no Sul de Minas Gerais. Foram amostrados Gleissolos sob floresta nativa e cultivos de arroz (Oryza sativa) irrigado por inundação e de feijoeiro (Phaseolus vulgaris), bem como um Argissolo não inundável sob floresta nativa. O cultivo promoveu o aumento da densidade nos Gleissolos, até a profundidade de 0,4 m, o que resultou em menores diâmetros médios geométrico e ponderado de agregados, especialmente para o arrozal sob inundação, cultivado anualmente com enxada rotativa. A análise micromorfológica do solo evidenciou que a compactação ocorreu em razão do menor espaço macroporoso entre agregados, bem como da menor porosidade derivada da atividade biológica. Os teores de C orgânico do solo (COS) e N total (N) nos Gleissolos cultivados foram cerca de 55 e 40% menores do que no Gleissolo sob mata, em consequência da decomposição orgânica acelerada pelo cultivo. Contudo, o Gleissolo sob mata nativa apresentou teores e estoques de COS e N similares aos de um Argissolo sob mata, o que indica que o efeito da anaerobiose sobre a matéria orgânica do solo foi menor do que o esperado.

Keywords : horizonte glei; matéria orgânica do solo; micromorfologia do solo; solos hidromórficos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )