SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Characterization, agricultural potential, and perspectives for the management of light soils in BrazilFrom production to consumption: tracing C, N, and S dynamics in Brazilian agroecosystems using stable isotopes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

PRADO, Rachel Bardy et al. Panorama atual e potencial de aplicação da abordagem dos serviços ecossistêmicos do solo no Brasil. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1021-1038. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900002.

A pressão humana sobre os serviços ecossistêmicos tem resultado em impactos indesejáveis sobre o bem-estar humano. Com o Projeto Millennium, várias pesquisas interdisciplinares têm sido desenvolvidas em todo o mundo com o objetivo de entender esses impactos sobre os fluxos e os processos dos ecossistemas e internalizar os custos e os benefícios dos serviços ecossistêmicos para a produção. O solo fornece muitos serviços ecossistêmicos, uma vez que sua multifuncionalidade é a base para a produção de alimentos, filtração de água, ciclagem de nutrientes e outros bens essenciais à vida. Este artigo apresenta os principais conceitos e classificações dos serviços ecossistêmicos do solo e de suas funções; os indicadores e os métodos de avaliação, modelagem e valoração dos serviços ecossistêmicos; algumas aplicações recentes para avaliar impactos de práticas de manejo agrícola sobre os serviços ecossistêmicos do solo; bem como os desafios e as oportunidades para a pesquisa e para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à sustentabilidade agroambiental no Brasil. Apesar de o papel do solo para prestação de serviços ecossistêmicos ainda ser subestimado, os cientistas têm gradualmente reconhecido os processos e as funções do solo como fundamentais para avaliar os serviços ecossistêmicos e os efeitos do uso e manejo da terra sobre eles. Abordagens interdisciplinares que integrem ciência e políticas públicas são necessárias para construir uma governança com base em serviços ecossistêmicos.

Keywords : valoração econômica; serviços ambientais; função do solo; indicadores de solo; manejo do solo; política pública; qualidade do solo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )