SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Current overview and potential applications of the soil ecosystem services approach in BrazilAn approach to assess the potential of agroecosystems in providing environmental services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

CHALK, Phillip Michael. Da produção ao consumo: traçando a dinâmica de C, N e S nos agroecossistemas brasileiros com uso de isótopos estáveis. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1039-1050. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900003.

Pesquisadores brasileiros têm tido um papel pioneiro no desenvolvimento e na aplicação das metodologias de isótopos estáveis, em termos de abundância natural e de níveis enriquecidos, para traçar os fluxos de carbono e nutrientes em ecossistemas terrestres, que incluem os naturais e os agroecossistemas. Contribuições significativas têm sido feitas nas áreas de fixação biológica de N2, de dinâmica de carbono nos solos, de síntese e avaliação de fertilizantes marcados, e da tecnologia dos alimentos. Essas contribuições têm se originado de diversas unidades decentralizadas da Embrapa, de institutos de pesquisa e de universidades federais ou estaduais. Para capitalizar a experiência brasileira existente, é necessária a provisão, nas instituições, de instalações analíticas para pesquisa com isótopos estáveis, a fim de fortalecer a capacidade nacional e manter a competitividade internacional das pesquisas.

Keywords : fixação biológica de N2; eficiência de uso de fertilizantes; tecnologia de alimentos; fertilizante marcado; carbono do solo; isótopos estáveis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )