SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Oxisol quality indicators related to degradation of pasturesNitrogen availability, water-filled pore space, and N2O-N fluxes after biochar application and nitrogen fertilization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

SOUZA, Edicarlos Damacena de et al. Matéria orgânica e agregação do solo após conversão de "campos de murundus" em sistema plantio direto. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1194-1202. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900019.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da conversão de áreas de campos de murundus para sistemas agrícolas de plantio direto (PD) nos estoques de C orgânico e de N total do solo, em suas frações na matéria orgânica do solo e na estabilidade de agregados. O estudo foi realizado em uma cronossequência com 7, 11 e 16 anos de conversão para o PD, e em duas áreas de referência caracterizadas como topo dos murundus (TM) e entre os murundus (EM). O teor de C nos solos variou de acordo com o tempo de conversão para áreas agrícolas, em todas as profundidades, com exceção da área EM. Os estoques de C sofreram efeitos negativos da conversão da área nativa em agrícola, e os maiores estoques foram observados nas áreas EM e TM. O índice de manejo de C aumentou com o tempo de adoção do PD, em relação ao TM, e os atributos do solo melhoraram com o aumento no tempo de adoção de 7 para 16 anos de PD, mas os estoques de C orgânico nas áreas convertidas não retornam aos níveis observados nas áreas referências.

Keywords : Cerrado; cronossequência de cultivos; estabilidade de agregados; estoque de carbono no solo; fração lábil; índice de manejo do carbono.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )