SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Organic matter and soil aggregation after the conversion of "murundu fields" into a no-tillage systemNitrogen oxides and CO2 from an Oxisol cultivated with corn in succession to cover crops author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

CARVALHO, Márcia Thaís de Melo et al. Disponibilidade de nitrogênio, espaço poroso preenchido por água e fluxos de N2O-N após aplicação de biochar e fertilização nitrogenada. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1203-1212. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900020.

O objetivo deste trabalho foi investigar o impacto da aplicação de biochar de madeira, combinada com fertilizações nitrogenadas, nos fluxos de N2O-N, na disponibilidade de nitrogênio e no espaço poroso preenchido por água (EPPA), em um Latossolo argiloso sob sucessão com arroz (época chuvosa) e feijão (época seca). Câmaras estáticas manuais foram utilizadas para quantificar os fluxos de N2O-N no solo logo após uma única aplicação de biochar (32 Mg ha-1) e após quatro épocas de cultivo com aplicações de N (90 kg ha-1 de N). A disponibilidade de amônio (N-NH4+) e de nitrato (N-NO3-) no solo, bem como o EPPA, foi medida juntamente com os fluxos de N2O-N. Não houve interação entre biochar e fertilização nitrogenada quanto aos fluxos de N2O-N, em nenhuma das quatro épocas monitoradas, apesar de esses fluxos terem aumentado com as aplicações de N. Aos 1,5 e 2,5 anos após a aplicação do biochar, o EPPA diminuiu. Além disso, nas épocas caracterizadas por reduzido EPPA, os fluxos de N2O-N e a disponibilidade de N-NO3- e N-NH4+ no solo aumentaram após as aplicações de N. Experimentos em campo de longa duração são importantes para quantificar o impacto do uso de biochar sobre os fluxos de N2O-N e para determinar a dinâmica desses fluxos sobre as variáveis relacionadas ao solo.

Keywords : sistemas de cultivo; fluxo de gases; gases de efeito estufa; nitrato e amônio; condicionador de solo; porosidade do solo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )