SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Nitrogen availability, water-filled pore space, and N2O-N fluxes after biochar application and nitrogen fertilizationSoil and water losses under crop-forest integration and in soybean-corn succession author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

CARVALHO, Arminda Moreira de et al. Óxidos de nitrogênio e CO2 de Latossolo cultivado com milho em sucessão a plantas de cobertura. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1213-1222. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900021.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de duas leguminosas (Crotalaria juncea e Mucuna pruriens), usadas como plantas de cobertura, e de vegetação espontânea, como tratamento-controle, sobre as emissões de NOx, N2O e CO2 de um Latossolo Vermelho cultivado com milho, em sistemas convencional e de plantio direto, na região do Cerrado, no Brasil Central. As variações dos fluxos de CO2 no solo foram explicadas principalmente pela umidade do solo e, nas leguminosas, sob sistema convencional, pela concentração de N-NH4+. Parcelas com leguminosas em sistema plantio direto mostraram maiores emissões anuais de CO2, NOx e N2O do que a vegetação espontânea. Os resultados mostram que o uso de leguminosas como plantas de cobertura favorece as emissões de N-NOx + N-N2O e C-CO2. Entretanto, ao se considerar o potencial de mitigação de emissões de CO2 e de óxidos de nitrogênio oriundas do solo, é importante avaliar as variações nos estoques de carbono e nitrogênio no solo.

Keywords : Crotalaria juncea; Mucuna pruriens; estoques de carbono e nitrogênio; Cerrado; mitigação de gases de efeito estufa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )