SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Delineation of irrigation management zones in a Quartzipsamment of the Brazilian semiarid regionHigh-resolution spacialization of an Oxisol's acidity attributes by on-the-go sensing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

MOMOLI, Renata Santos  and  COOPER, Miguel. Erosão hídrica em solos cultivados e sob mata ciliar. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1295-1305. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900029.

O objetivo deste trabalho foi identificar atributos dos solos e de sedimentos como instrumentos para determinação dos impactos decorrentes da erosão hídrica, bem como propor redução do sobreúso dos solos no Cerrado goiano. Solos e sedimentos da mata ciliar do Córrego Ponte Nova, bem como do cultivo de soja a montante foram avaliados por micromorfometria quanto à morfologia, à granulometria e à porosidade. Na encosta cultivada, o solo foi classificado como Latossolo Vermelho distroférrico, e, na mata ciliar de vereda, como Plintossolo Pétrico Concrecionário êutrico e Gleissolo Melânico Tb distrófico típico. Solos e sedimentos foram predominantemente argilosos, e a fração argila encontrava-se naturalmente agregada em partículas maiores, de tamanho silte e areia. Análises morfológicas, granulométricas e de porosidade, por micromorfometria, possibilitaram distinguir os sedimentos dos solos soterrados, pela diferenciação de coloração, textura e porosidade. Elevada concentração de agregados de argila tamanho areia no Gleissolo Melânico sugere a remoção seletiva de partículas finas, o que indica erosão no solo sob a mata ciliar. A elevada deposição de sedimentos sobre os solos da mata ciliar compromete a função de filtro do solo e também a perpetuidade e a regeneração da floresta por causa do soterramento de sementes e plântulas.

Keywords : erosão; impactos ambientais; micromorfometria; planejamento agrícola; sedimentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )