SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Biochar in substrate composition for production of teak seedlingsCharacterization of soil macrofauna in grain production systems in the Southeastern state of Piauí, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

FONTANA, Ademir et al. Características e atributos de Latossolos sob diferentes usos na região Oeste do Estado da Bahia. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1457-1465. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900044.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes usos da terra nas características e nos atributos de Latossolos da região Oeste do Estado da Bahia. Os Latossolos apresentavam texturas com fração areia amplamente predominante, e foram avaliados em áreas de cerrado, algodão, soja e feijão, no Município de Luís Eduardo Magalhães. A caracterização morfológica e a coleta de amostras de solos para avaliação dos atributos físicos e químicos por horizontes foram feitas em minitrincheiras, enquanto a avaliação da condutividade hidráulica saturada foi feita com permeâmetro de Guelph em duas profundidades: 0,0-0,20 e 0,20-0,40 m. Os Latossolos avaliados, além de uma estrutura maciça, apresentaram horizonte genético adensado, que, sob uso agrícola, torna-se mais compactado, espesso e superficial, e forma torrões quando revolvido. O uso agrícola reduz a condutividade hidráulica saturada dos Latossolos avaliados nas duas camadas, com exceção do cultivo de feijão.

Keywords : Cerrado; camada adensada; compactação de solo; condutividade hidráulica saturada; permeâmetro de Guelph; solos leves.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )