SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Characterization of soil macrofauna in grain production systems in the Southeastern state of Piauí, BrazilPhysico-hydric conditions of an Alfisol cultivated with soybean under no-tillage and conventional tillage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

ROCHA, Omar Cruz et al. Atributos químicos e físico-hídricos de um Latossolo sob cafeeiro consorciado com braquiária no Cerrado. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1476-1483. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900046.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da irrigação e da presença de braquiária (Urochloa decumbens) nas entrelinhas do café (Coffea arabica) sobre a produtividade do cafeeiro e sobre os atributos químicos e físico-hídricos de um Latossolo Vermelho distrófico típico. O ensaio foi conduzido na região do Cerrado, em Planaltina, Brasília, DF, em delineamento de blocos ao acaso, com parcelas sub-subdivididas e quatro repetições. Foram alocados os regimes hídricos (irrigado ou não irrigado) nas parcelas, os sistemas de manejo das entrelinhas nas subparcelas e as camadas de solo nas sub-subparcelas. Os seguintes atributos do solo foram determinados: carbono orgânico total, nitrogênio total, relação C/N, estoques de carbono e nitrogênio, densidade do solo, estabilidade de agregados, porosidade total, macroporosidade, microporosidade de baixa retenção, microporosidade remanescente, criptoporosidade, e disponibilidade de água total e de água prontamente disponível, além da produtividade de café. A irrigação do cafeeiro, associada ao consórcio com braquiária como planta de cobertura, aumentou a produtividade de café e favoreceu os atributos químicos e físico-hídricos do solo, o que melhorou a estrutura do solo e a sua capacidade em armazenar água. A irrigação favorece o estoque de carbono nas camadas superficiais do solo, enquanto a braquiária favorece os atributos físicos do solo relacionados à disponibilidade de água para o cafeeiro.

Keywords : Coffea arabica; Urochloa decumbens; plantas de cobertura; qualidade física do solo; porosidade do solo; disponibilidade de água.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )