SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Physical quality of an Oxisol under no-tillage subjected to different cropping systemsSprinkler-irrigated rice yield in lowlands as a function of water availability and soil attributes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

ASSIS JUNIOR, Raimundo Nonato de; MOTA, Jaedson Cláudio Anunciato; FREIRE, Alcione Guimarães  and  ALENCAR, Thiago Leite de. Rede de poros de um Cambissolo sob diferentes usos e índice S relativizado como indicador da qualidade física do solo. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1575-1583. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900057.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do meio poroso de solo submetido a diferentes usos, bem como propor um novo índice para monitorar mudanças em sua estrutura devidas ao manejo: o índice Srelativo. Um Cambissolo sob cultivo de banana irrigada e mata secundária, na Chapada do Apodi, foi avaliado em três camadas (0,0-0,1, 0,1-0,2 e 0,2-0,3 m), quanto a: granulometria, densidade de partículas e do solo, conteúdo de matéria orgânica, permeabilidade intrínseca ao ar e curva de retenção de água. Foram determinados porosidade total, índice de continuidade dos poros (definido pela razão entre a permeabilidade ao ar e a porosidade de aeração), volume de poros bloqueados, e índices S e Srelativo. O índice Srelativo foi calculado como a razão entre os valores do índice S em amostras indeformadas e deformadas de um mesmo solo (Sindeformada/Sdeformada). Nas condições estudadas, o índice Srelativo mostra-se como um bom quantificador das alterações impostas pelo uso e pelo manejo do solo. O cultivo do solo mantém ou melhora a qualidade dos atributos avaliados, exceto para porosidade bloqueada, em comparação ao solo sob mata secundária com dez anos de regeneração após uso agrícola.

Keywords : porosidade bloqueada; manejo da irrigação; continuidade de poros; manejo do solo; permeabilidade ao ar; índice Srelativo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )