SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue10Simultaneous selection in sweet sorghum progenies by selection indicesStratification of an eucalyptus plantation through geostatistical interpolators and remote sensing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

BAGGIO, Rafael Antunes; ORELIS-RIBEIRO, Raphael  and  BOEGER, Walter Antonio. Identificação de linhagens de tilápia-do-nilo e seus híbridos cultivados no Brasil por meio de marcadores microssatélites. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.10, pp.1744-1750. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016001000006.

O objetivo deste trabalho foi avaliar uma metodologia de agrupamento baseada em modelo Bayesiano para identificação de linhagens de indivíduos de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) de pisciculturas no Sul do Brasil. Métodos de alocação com nove loci de marcadores microssatélites foram aplicados para diferenciar indivíduos de cinco linhagens-referência (GIFT, GST, Nilótica, Chitralada e Saint Peter) e para identificar indivíduos de linhagens desconhecidas coletados em pisciculturas ao redor do reservatório de Itaipu e na bacia do rio Uruguai. O procedimento atribuiu a linhagem correta em mais de 90% dos casos e pôde, inclusive, detectar híbridos entre linhagens. Os resultados obtidos mostraram que várias pisciculturas no Sul do Brasil cultivam mais de uma linhagem de tilápia-do-nilo e até mesmo híbridos entre as linhagens. A metodologia proposta é uma ferramenta confiável para a identificação das linhagens de origem de indivíduos de tilápia-do-nilo.

Keywords : Oreochromis niloticus; aquicultura; certificação de linhagens.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )