SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue10Identifying Nile tilapia strains and their hybrids farmed in Brazil using microsatellite markersElectrical conductivity and corn growth in contrasting soils affected by liming application at various levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

REIS, Aliny Aparecida dos et al. Estratificação de um povoamento de eucalipto por interpoladores geoestatísticos e sensoriamento remoto. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.10, pp.1751-1761. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016001000007.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização de interpoladores geoestatísticos e imagens de sensoriamento remoto, para a estratificação de povoamentos de Eucalyptus sp. em idade de corte. As estimativas da amostragem casual estratificada foram comparadas às estimativas da amostragem sistemática quanto à variável volume de madeira. A área de estudo correspondeu a um povoamento clonal de Eucalyptus sp. no Município de Lagoa Grande, MG. O inventário florestal foi realizado em 2011, em quatro situações de amostragem e diferentes números de parcelas. A estratificação da área foi feita por meio de krigagem da área basal (variável principal), da reflectância na banda TM5 (variável auxiliar) obtida em uma imagem Landsat 5 TM e com base na cokrigagem dessas variáveis. A área basal e a reflectância na banda TM5 apresentaram estrutura de dependência espacial. A estratificação reduziu o erro de amostragem em até 40%, em comparação ao erro da amostragem sistemática. As imagens de sensoriamento remoto e os interpoladores geoestatísticos krigagem e cokrigagem são eficientes na definição dos estratos em povoamentos de Eucalyptus sp., em decorrência da maior precisão dos estimadores da amostragem casual estratificada, que permitem estimativas volumétricas mais precisas do inventário florestal do que os da amostragem sistemática.

Keywords : Eucalyptus; cokrigagem; imagens; inventário florestal; krigagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )