SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue10Parameters of in vitro embryo production of the Sindhi breedIn vitro development of 'Ouro' banana after polyploidization with antimitotics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

SILVA, Caio Abércio da et al. Fatores que afetam o desempenho de suínos nas fases de crescimento e terminação. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.10, pp.1780-1788. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016001000010.

O objetivo deste trabalho foi identificar e quantificar, por meio de modelos de regressão linear múltipla, os fatores de produção que afetam o consumo diário de ração e a conversão alimentar de suínos nas fases de crescimento e terminação, em granjas integradas a uma cooperativa. Foram avaliados os históricos produtivos de 690 lotes, que representavam aproximadamente 363 mil animais alojados entre 2010 e 2013 em 118 granjas vinculadas a uma cooperativa do Estado do Paraná. Foram considerados 44 fatores de produção relacionados a instalações, manejo, sanidade, genética e alimentação. O consumo diário de ração (CDR) foi menor nos lotes oriundos de granjas com árvores nas laterais dos galpões e naqueles formados apenas por fêmeas. Já a conversão alimentar (CA) foi melhor para os lotes provenientes de granjas com árvores nas laterais dos galpões, alojados no verão/outono, oriundos de granjas edificadas em alvenaria e que apresentavam composteira e unidades especializadas produtoras de leitões. Os pesos de entrada e de saída dos lotes influenciaram o CDR, e o peso de entrada e a duração do período de engorda, a CA. Os modelos de regressão linear múltipla possibilitam identificar variáveis de importância e estimar seus efeitos sobre a conversão alimentar e o consumo diário de ração de suínos nas fases de crescimento e terminação.

Keywords : consumo diário de ração; conversão alimentar; equações; regressão múltipla.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )