SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número10Perfil fitoquímico de extratos de urtiga-cansanção e sua bioatividade sobre a lagarta-da-couveProdução de palha e desempenho agronômico de soja consorciada com espécies forrageiras em sistema plantio direto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

FONSECA, Kenia Gracielle da et al. Caracterização morfoagronômica e molecular de cultivares de maracujazeiro ornamental. Pesq. agropec. bras. [online]. 2017, vol.52, n.10, pp.849-860. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2017001000004.

O objetivo deste trabalho foi validar os descritores morfoagronômicos utilizados nos processos de proteção de cultivares no Brasil, por meio da caracterização de seis cultivares de maracujazeiro ornamental. As cultivares BRS Rubiflora, BRS Rosea Púrpura, BRS Céu do Cerrado, BRS Roseflora, BRS Estrela do Cerrado e BRS Pérola do Cerrado, 33 descritores morfoagronômicos e dois marcadores moleculares foram utilizados. Os descritores morfoagronômicos categóricos foram analisados por meio da distribuição de frequência e análises multivariadas. Os descritores morfoagronômicos quantitativos foram submetidos à análises de variância e à comparação entre médias das cultivares. Os marcadores "random amplified polymorphic DNA" (RAPD) e "inter-simple sequence repeats" (ISSR) foram usados para análise molecular. Observou-se alta taxa de validação dos descritores morfoagronômicos utilizados na proteção de cultivares. As análises de variância mostraram diferenças significativas entre os descritores quantitativos das cultivares, e os marcadores moleculares confirmaram as diferenças genéticas entre elas. Houve alta correlação entre as distâncias calculadas com base nos descritores morfoagronômicos categóricos e nos marcadores moleculares. Os descritores morfoagronômicos e os marcadores moleculares são úteis e complementares para a caracterização e a diferenciação das cultivares.

Palavras-chave : Passiflora; marcadores moleculares; análise multivariada; proteção de cultivares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )