SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue6Nitrogen efficiency indexes for evaluating nitrogen uptake and use in ornamental bromeliad’s root system and tankAccuracy of genomic selection predictions for hip height in Brahman cattle using different relationship matrices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

FONSECA, Carlos Eduardo Lazarini da et al. Repetibilidade de características de frutos de duas populações de Hancornia speciosa da região “core” do Cerrado do Brasil. Pesq. agropec. bras. [online]. 2018, vol.53, n.6, pp.710-716. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2018000600007.

O objetivo deste trabalho foi estimar os coeficientes de repetibilidade de características dos frutos de mangaba (Hancornia speciosa), para definir o número de frutos necessários para seleção precisa de genótipos superiores, assim como conjecturar sobre a natureza da variação fenotípica dessas características. Avaliaram-se 160 frutos de 16 genótipos de duas populações nativas de H. speciosa de Goiás Velho e Padre Bernardo, no Estado de Goiás. A repetibilidade foi estimada por análise de variância, análise de componentes principais com base na covariância e na matriz de correlação, e por análise estrutural baseada na matriz de correlação. As estimativas de repetibilidade quanto à massa, ao diâmetro e ao comprimento dos frutos, bem como quanto ao número e à massa de sementes, foram de baixa magnitude, de 0,02 a 0,62, o que indica baixa herdabilidade. As estimativas de repetibilidade quanto a ºBrix, à acidez titulável e à relação ºBrix/acidez foram maiores, de 0,34 a 0,91, o que indica herdabilidade que varia de baixa a potencialmente moderada. O número de frutos para seleção efetiva dos melhores genótipos quanto à acidez titulável, a ºBrix, à relação ºBrix/acidez e à massa de fruto é de quatro para um nível de acurácia de 0,85. No entanto, sete frutas permitiriam acurácia de 0,90, para as mesmas características, e acurácia de 0,85 para comprimento e diâmetro do fruto. O número e a massa de sementes por fruto não são eficazes para prever o valor real de um genótipo.

Keywords : coeficiente de determinação; mangaba; medidas repetidas; Cerrado; eficiência seletiva.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )