SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Efeito da aplicação de ácido giberélico e cloreto de cálcio no retardamento da colheita e na conservabilidade de caqui, FuyuInibição do amadurecimento da banana-'Prata-Anã' com a aplicação do 1-metilciclopropeno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

MOTA, WAGNER FERREIRA DA; SALOMAO, LUIZ CARLOS CHAMHUM; PEREIRA, MARLON CRISTIAN TOLEDO  e  CECON, PAULO ROBERTO. Influência do tratamento pós-colheita com cálcio na conservação de jabuticabas. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2002, vol.24, n.1, pp. 49-52. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452002000100011.

A jabuticaba tem grande aceitação para consumo "in natura". Entretanto, é altamente perecível, com pequena conservação pós-colheita. Acredita-se que o cálcio seja capaz de retardar a senescência e manter a firmeza dos frutos. O objetivo do presente trabalho foi de ampliar o período de conservação pós-colheita de jabuticabas, por meio de sua imersão em solução de CaCl2. Os frutos foram colhidos completamente maduros em pomar da UFV, imersos em solução de CaCl2 40 g.L-1 por 0; 5; 10; 20; 40 e 60 minutos e mantidos à temperatura e umidade relativa ambientes por seis dias. Maiores tempos de imersão resultaram em maior retenção de firmeza dos frutos, embora sem afetar a perda de matéria fresca dos mesmos. Houve, em todos os tempos de imersão usados, redução da firmeza e aumento da perda de matéria fresca dos frutos com o aumento do período de armazenagem. A taxa respiratória reduziu-se com o aumento do tempo de imersão. A taxa respiratória também foi decrescente, em todos os tempos de imersão, de 0 a 4 dias após a colheita, aumentando desse dia em diante. A acidez da polpa aumentou durante o armazenamento. Esta reduziu-se suavemente quando os tempos de imersão em CaCl2 variaram de 0 a 20 min e aumentou nos frutos imersos por 40 e 60 min. Apesar dos efeitos significativos obtidos, não houve grande contribuição do cálcio na ampliação do período de comercialização de jabuticabas.

Palavras-chave : Myrciaria jaboticaba; armazenamento; firmeza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português