SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Ethylene production and ACCoxidase activity in passion fruits (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.)Applications of the nuclear magnetic resonance tomography as a non-destructive method to evaluate the effects of mechanical injuries in 'Paluma' and 'Pedro Sato' guavas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

FERREIRA, Gisela; ERIG, Paulo Roberto  and  MORO, Edemar. Produção do porta-enxerto (Annona squamosa L.) com o uso de reguladores vegetais. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2002, vol.24, n.3, pp. 637-640. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452002000300015.

A redução do período de formação do porta-enxerto para qualquer espécie frutífera é desejável sob o ponto de vista da diminuição dos custos de produção para o viveirista. Desta forma, realizou-se o presente trabalho com o objetivo de estudar o efeito de diferentes concentrações de reguladores vegetais no crescimento e desenvolvimento do porta-enxerto Annona squamosa L.. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com sete tratamentos e cinco repetições de 15 plantas. Os tratamentos foram compostos pela pulverização com diferentes concentrações de reguladores vegetais: - Testemunha (sem pulverização); - GA3 (25, 50, 75 mg.L-1); - GA4+7 + fenilmetil-aminopurina (25, 50, 75 mg.L-1). Foram avaliados os seguintes parâmetros: - comprimento do caule (Cc); - número de folhas (Nf); - diâmetro do caule a 20 cm da base das plantas; - massa seca da parte aérea e da parte radicular. Os resultados de Cc demonstram que a aplicação de reguladores vegetais afetou positivamente o crescimento do porta-enxerto, pois ocorreu resposta quadrática e linear, para os tratamentos com GA3 e GA4+7 + fenilmetil-aminopurina, respectivamente. Quanto ao diâmetro do caule, observou-se somente resposta quadrática com a aplicação de GA3, o que também foi verificado no parâmetro massa seca da parte aérea.

Keywords : Biorreguladores; Fruta-do-conde; Propagação; Giberelinas; Citocininas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese