SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Ethylene production and ACCoxidase activity in passion fruits (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.)Applications of the nuclear magnetic resonance tomography as a non-destructive method to evaluate the effects of mechanical injuries in 'Paluma' and 'Pedro Sato' guavas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

FERREIRA, Gisela; ERIG, Paulo Roberto  and  MORO, Edemar. Produção do porta-enxerto (Annona squamosa L.) com o uso de reguladores vegetais. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2002, vol.24, n.3, pp. 637-640. ISSN 1806-9967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452002000300015.

A redução do período de formação do porta-enxerto para qualquer espécie frutífera é desejável sob o ponto de vista da diminuição dos custos de produção para o viveirista. Desta forma, realizou-se o presente trabalho com o objetivo de estudar o efeito de diferentes concentrações de reguladores vegetais no crescimento e desenvolvimento do porta-enxerto Annona squamosa L.. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com sete tratamentos e cinco repetições de 15 plantas. Os tratamentos foram compostos pela pulverização com diferentes concentrações de reguladores vegetais: - Testemunha (sem pulverização); - GA3 (25, 50, 75 mg.L-1); - GA4+7 + fenilmetil-aminopurina (25, 50, 75 mg.L-1). Foram avaliados os seguintes parâmetros: - comprimento do caule (Cc); - número de folhas (Nf); - diâmetro do caule a 20 cm da base das plantas; - massa seca da parte aérea e da parte radicular. Os resultados de Cc demonstram que a aplicação de reguladores vegetais afetou positivamente o crescimento do porta-enxerto, pois ocorreu resposta quadrática e linear, para os tratamentos com GA3 e GA4+7 + fenilmetil-aminopurina, respectivamente. Quanto ao diâmetro do caule, observou-se somente resposta quadrática com a aplicação de GA3, o que também foi verificado no parâmetro massa seca da parte aérea.

Keywords : Biorreguladores; Fruta-do-conde; Propagação; Giberelinas; Citocininas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese