SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Utilização de Gigaspora margarita em plantas micropropagadas de bananeira em diferentes estádios de enraizamentoAdubação com potássio e nitrogênio em três cíclos de produção da bananeira cv. prata-anã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

LIMA, Rosiane de Lourdes Silva de; OLIVEIRA, Vitor Hugo de; FERNANDES, Vera Lúcia Baima  e  HERNANDEZ, Fernando Felipe Ferreira. Acúmulo de N, K, Ca, Mg e S na matéria seca da parte aérea de mudas de cajueiro-anão-precoce submetidas a níveis crescentes de matéria orgânica. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2003, vol.25, n.1, pp. 148-151. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452003000100041.

Com o objetivo de verificar os efeitos de níveis crescentes de matéria orgânica no acúmulo de macronutrientes de porta-enxertos de cajueiro-anão-precoce em 4 estádios de crescimento, foi conduzido experimento na área experimental do Departamento de Irrigação e Drenagem da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, Ceará, no período de abril a junho de 1995. Utilizou-se como substrato mistura de solo e húmus de minhoca em proporções variadas. Para o plantio, utilizou-se semente de cajueiro-anão-precoce progênie CCP-76. Os tratamentos resultaram da aplicação de cinco níveis de matéria orgânica (0; 100; 200; 300 e 400 cm3/2,5kg solo) e 4 épocas de avaliação (15; 30; 45 e 60 dias após a germinação). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema de parcela subdividida, com quatro repetições e seis plantas por parcela. Amostras do material vegetal foram submetidas à digestão nítricoperclórica, para determinação de K, Ca, Mg e S, respectivamente, e sulfúrica, para determinar o N. A adição de níveis crescentes de matéria orgânica ao substrato apresentou efeito linear positivo, para o N e K, atingindo o máximo para a dose de 400 cm3. Em relação aos efeitos das épocas, verificou-se efeito linear negativo. Quanto ao Ca, Mg e S, por serem considerados de baixa mobilidade no floema, estes apresentaram tendências de concentração com o incremento de massa seca das mudas.

Palavras-chave : Anacardium occidentale L.; propagação; substratos; nutrição mineral; adubação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português