SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Effects of heat treatments on fruit quality of 'Fuji' apples innoculated with Botryosphaeria dothidea and stored in controlled atmosphereFirst occurrence of Anastrepha serpentina and Anastrepha leptozona (Dip.: Tephritidae) on abiu (Pouteria caimito) in the State of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

CARDOSO, Gleibson Dionízio et al. Etiologia e progresso da mancha de pestalotia do coqueiro (Cocos nucifera L.), em São Gonçalo, Paraíba. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2003, vol.25, n.2, pp. 335-336. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452003000200039.

A cultura do coqueiro vem se expandindo no estado da Paraíba, destacando-se a microrregião do Alto Piranhas. O objetivo do trabalho foi determinar a etiologia e caracterizar o progresso de uma doença foliar do coqueiro híbrido. As observações concernentes ao progresso da doença foram realizadas mensalmente, sendo determinadas incidência, severidade e taxas de infecção. Um fungo do gênero Pestalotiopsis (Pestalotia) foi isolado, sendo comprovada a sua patogenicidade. As incidências da doença, em todas as avaliações, corresponderam a 100%. No progresso da severidade da doença, as taxas de infecção foram negativas, sendo os valores da severidade mais elevados quando se verificou a ocorrência de microácaro e cochonilha.

Keywords : doença; epidemiologia; coco; coqueiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese