SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3The effect of modified atmosphere and refrigeration on post-harvest of mango red espadaPostharvest quality of pear (Pyrus communis L.) cv. Carrick submitted to diferents storage conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

SOUSA, Paulo Henrique Machado de et al. Goiabas desidratadas osmoticamente seguidas de secagem em estufa. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2003, vol.25, n.3, pp. 414-416. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452003000300013.

O objetivo deste trabalho foi determinar parâmetros do processo de desidratação osmótica da goiaba, construir as curvas de secagem da fruta pré-tratada através de desidratação osmótica com e sem vácuo e avaliar as características físico-químicas e microbiológicas dos produtos. No final da secagem verificou-se que as goiabas pré-tratadas com osmose à vácuo diminuem o tempo de secagem, reduzindo os gastos com o processo. Observou-se maior escurecimento no produto tratado com osmose sob vácuo nos processos de osmose e de secagem, enquanto a textura não apresentou diferença entre os dois tratamentos. Outro fato relevante foi a ausência de contaminação microbiológica dos dois produtos no final da secagem, sendo a metodologia empregada efetiva na prevenção do desenvolvimento microbiano, concluindo-se que é possível obter goiaba desidratada como produto de umidade intermediária, através de pré-tratamento osmótico seguido de secagem.

Keywords : alimentos de umidade intermediária; Psidium guajava; atividade de água.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese