SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Seedless table grapes minimally processedBiology, damage and fertility life table of Deuterollyta majuscula (Lep.: Pyralidae) in avocado (Persea americana MILL.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

TREVISAN, Marcos José; BAPTISTA, Gilberto Casadei de; TREVIZAN, Luiz Roberto Pimentel  and  PAPA, Geraldo. Resíduos de carbossulfan e de seus metabólitos carbofuran e 3-hidroxi-carbofuran em laranja. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2004, vol.26, n.2, pp.230-233. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/S0100-29452004000200012.

Os objetivos do estudo foram avaliar os resíduos do inseticida carbossulfan e de seus metabólitos carbofuran e 3-hidroxi-carbofuran em compartimentos (frutos inteiros, bagaço e suco) e a comparação entre os níveis residuais encontrados nos frutos com o limite máximo de resíduo e o intervalo de segurança estabelecidos pela legislação brasileira. Foram conduzidos dois experimentos de campo, ambos com os seguintes tratamentos: a - testemunha; b - uma aplicação de 10 g de carbossulfan. 100 L-1 de água; c - uma aplicação com o dobro da dosagem do tratamento b; d - quatro aplicações na dosagem do tratamento b. As amostras foram colhidas a: (-1); zero; 1; 3; 7; 14; 21 e 28 dias após a última ou única aplicação. As determinações quantitativas foram feitas por técnica de cromatografia em fase gasosa, usando detector de nitrogênio-fósforo. O metabolismo de carbossulfan a seu metabólito carbofuran foi rápido (3 dias), sendo ambos os analitos concentrados no bagaço (casca+flavedo+albedo). Entretanto, o metabolismo de carbofuran a 3-hidroxi-carbofuran foi de baixa intensidade ou este metabólito foi rapidamente dissipado. Resíduos de carbossulfan e de seus metabólitos não penetraram no interior do fruto, não contaminando, assim, o suco. O uso do agrotóxico mostrou-se adequado, com respeito ao consumo da fruta, em relação à legislação brasileira.

Keywords : Citrus sinensis; metabolismo; resíduos de agrotóxicos em citros; limite máximo de resíduo; intervalo de segurança.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License