SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Produção integrada e convencional de pêssegos cv. MarliCaracterização física e química de acerolas provenientes de diferentes regiões de cultivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

JESUS, Natanael de et al. Caracterização de quatro grupos de jabuticabeira, nas condições de Jaboticabal-SP. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2004, vol.26, n.3, pp. 482-485. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452004000300026.

O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar as características morfológicas e físicas da planta e do fruto de jabuticabeiras, pertencentes à coleção da FCAV-UNESP, Câmpus de Jaboticabal-SP. A coleção conta com 160 plantas, das quais 40, que apresentavam frutificação no momento da seleção, foram agrupadas, preliminarmente, segundo características semelhantes, em quatro grupos denominados JAB 01, JAB 02, JAB 03 e JAB 04. Mediram-se nestes grupos a altura da planta, diâmetro do tronco a 20 cm do solo, diâmetro de copa, comprimento do entrenó e largura da folha. Os frutos, foram avaliados quanto a comprimento, largura, massa fresca da casca, da semente, da polpa e total, bem como o número de sementes por fruto. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualisado, com 4 tratamentos, quatro grupos de plantas e 5 repetições, com 2 plantas por repetição. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste (F) e as médias comparadas pelo teste de Tukey. Observou-se grande variabilidade nos grupos estudados. O JAB-04 revelou-se como o mais promissor para utilização em programas de melhoramento, pela precocidade de produção, baixo porte e maior rendimento em polpa, apesar de os frutos apresentarem menor tamanho em relação aos dos demais grupos.

Palavras-chave : Myrciaria cauliflora; crescimento; fruto; caracterização morfológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português