SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Comportamento de maracujazeiros (Passiflora spp.) quanto à morte prematuraEstimativas da área foliar de progênies de pinheiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

GONCALVES, Emerson Dias; TREVISAN, Renato; SILVA, Jorge Adolfo  e  ROMBALDI, Cesar Valmor. Estudo da variabilidade genética e escurecimento epidérmico em caqui 'Fuyu' (Diospyrus kaki) após armazenamento refrigerado. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2004, vol.26, n.3, pp. 555-557. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452004000300045.

O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a ocorrência de escurecimento epidérmico no caqui cv. Fuyu e sua relação com variabilidade genética. O experimento foi realizado com folhas e frutas obtidas de cinco pomares comerciais, sendo quatro deles situados na região serrana do Rio Grande do Sul e um na região de Pelotas. A escolha dos pomares foi baseada na idade das plantas, entre cinco e oito anos, e ocorrência do escurecimento epidérmico das frutas. As plantas foram escolhidas ao acaso em cada pomar. Para avaliação de variabilidade genética, foi utilizada a técnica de RAPD. As frutas foram avaliadas quanto ao grau de escurecimento, após três meses de armazenamento. Para avaliar o escurecimento, foi usada uma escala de 0 a 5. Todos os locais apresentaram a ocorrência de escurecimento com vários níveis de severidade entre as frutas, com exceção do pomar de Pelotas- RS, que não apresentou o sintoma. A técnica de RAPD não foi eficiente para identificar o caráter escurecimento entre as plantas e as regiões estudadas.

Palavras-chave : RAPD; armazenamento; qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português