SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Influence of the condition and storage period in germination of red pitaya seedsGas chromatography determination of sugars in temperate-zone fruit trees índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Fruticultura

versión impresa ISSN 0100-2945

Resumen

OLIVEIRA, Inez Vilar de Morais; COSTA, Raquel Silva; ANDRADE, Renata Aparecida de  y  MARTINS, Antonio Baldo Geraldo. Influência do tamanho da semente na emergência das plântulas de longan (Dimocarpos longan Lour). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2005, vol.27, n.1, pp. 171-172. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452005000100045.

Objetivando-se avaliar a porcentagem de emergência de plântulas e o índice de velocidade de emergência (IVE) de sementes de longan (Dimocarpos longan Lour), o presente trabalho utilizou sementes obtidas de frutos maduros produzidos por plantas pertencentes ao Banco de Germoplasma do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP, Câmpus de Jaboticabal- SP. Imediatamente após a extração, as sementes foram lavadas, secadas em papel jornal e semeadas em canteiros de areia. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com três tratamentos, caracterizados pelos tamanhos das sementes: grande, média e pequena, determinadas pela massa média de 50 sementes (em gramas), sendo: 89; 80 e 65g, respectivamente. Os dados de porcentagem de emergência de plântulas foram transformados em arc-sen raiz de x sobre 100. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Não foi observada diferença significativa para os parâmetros avaliados, sendo obtidos os valores de porcentagem de emergência de 97 a 91% e IVE de 0,651 a 0,680, demonstrando que, para a propagação sexuada desta espécie, o tamanho da semente não é fator a ser considerado.

Palabras llave : longan; tamanho de sementes; emergência de plântulas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués