SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Identification and characterization of a resistance gene analog (RGA) from the Caricaceae Dumort familyEvaluation of different types of modified atmosphere in cold storage of star fruits minimally processed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

SCHINOR, Evandro Henrique et al. Organogênese in vitro a partir de diferentes regiões do epicótilo de Citrus sp. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2006, vol.28, n.3, pp. 463-466. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452006000300027.

O estabelecimento de protocolos para regeneração de plantas in vitro é essencial para o uso de técnicas de transformação genética no melhoramento de citros. Visando à obtenção de um protocolo eficiente de regeneração in vitro para laranja-azeda (Citrus aurantium), laranjas 'Natal' e 'Pêra' (C. sinensis), limão 'Volkameriano' (C. volkameriana) e citrange 'Carrizo' (Poncirus trifoliata x C. sinensis), avaliou-se a resposta morfogênica de diferentes regiões do epicótilo (basal, mediana e apical) em relação a distância do nó cotiledonar, na presença (1,0 mg/L-1) ou ausência de 6-BAP, em meio de cultura MT. Após 60 dias, avaliaram-se a porcentagem de explantes responsivos e o número de gemas adventícias por explante. A resposta morfogênica em função da região do epicótilo e da presença ou ausência da citocinina (6-BAP) foi influenciada pelo genótipo. A presença de 6-BAP no meio de cultura promoveu aumento na porcentagem de explantes responsivos para citrange 'Carrizo'. A suplementação do meio de cultura com a citocinina 6-BAP proporcionou aumento no número de brotos por explante para citrange 'Carrizo', laranja 'Natal' e limão 'Volkameriano'.

Keywords : gema adventícia; cultura de tecidos; morfogênese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese