SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Pruning effect, hand thinning and use of growth reguladors on ' montenegrina' mandarin oranges (Citrus deliciosa Tenore)Environmental characterization with high natural occurrence of araticum (Annona crassiflora Mart.) in Goiás State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

BERILLI, Sávio da Silva et al. Avaliação da taxa de crescimento de frutos de mamão (Carica papaya L.) em função das épocas do ano e graus-dias acumulados. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2007, vol.29, n.1, pp. 11-14. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452007000100005.

O monitoramento do desenvolvimento dos órgãos vegetais, como o fruto, pode ser de grande interesse científico. O acompanhamento da fase de crescimento dos frutos pode indicar os pontos críticos de exigências nutricionais e de água, e sua relação com fatores climáticos, como a temperatura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a taxa de crescimento do fruto de mamão híbrido UENF/CALIMAN 01 em diferentes épocas do ano, em função do número de graus-dia (GD) acumulados. O ponto máximo de crescimento dos frutos variou de acordo com as diferentes épocas de desenvolvimento dos mesmos. Frutos desenvolvidos em períodos com temperaturas mais elevadas atingiram, num menor tempo, seu ponto de colheita, ocorrendo o inverso em frutos desenvolvidos em períodos de temperaturas mais amenas. Os resultados mostraram, no entanto, que o crescimento dos frutos, invariavelmente, estabilizou-se após os mesmos atingirem o nível de aproximadamente 800 GD. Cessada a fase de crescimento do fruto, o processo de maturação dos mesmos foi tão rápido quanto maior a temperatura mensal do período.

Keywords : época de colheita; desenvolvimento do fruto; híbrido UC 01.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese