SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Plant-parasitic nematodes associated with banana 'Pacovan' in irrigated condition: connections with productionGrowth curve of peach fruits in subtropical enviroment índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Fruticultura

versión impresa ISSN 0100-2945versión On-line ISSN 1806-9967

Resumen

ROMBALDI, Cesar Valmor; TIBOLA, Casiane Salete; FACHINELLO, José Carlos  y  SILVA, Jorge Adolfo. Percepção de consumidores do Rio Grande do Sul em relação a quesitos de qualidade em frutas. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2007, vol.29, n.3, pp.681-684. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452007000300049.

Objetivando identificar os principais quesitos de qualidade na tomada de decisão para adquirir e consumir frutas e suas possíveis inter-relações com faixa etária, sexo, grau de instrução e renda, foi realizada pesquisa com consumidores de frutas do Estado do Rio Grande do Sul. O experimento foi realizado em seis municípios (Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Rosa). O método utilizado foi o descritivo, e os dados foram coletados através de questionário, entrevistando-se 1.040 pessoas. Os quesitos apresentados (variáveis) foram: preço; aparência, sabor e aroma; embalagem; regularidade de oferta (facilidade para encontrar o produto); marca; vida de prateleira (durabilidade); praticidade (fácil de transportar e utilizar); ausência de resíduos de agrotóxicos; origem; certificação; meio ambiente; valor nutricional; valor funcional; valorização de aspectos socioculturais; outros. De acordo com os consumidores, independentemente de idade, sexo, grau de instrução e renda, os atributos preço; aparência, sabor e aroma; ausência de resíduos de agrotóxicos e identificação da origem são, em ordem decrescente, os principais quesitos para a tomada de decisão para comprar ou não uma determinada fruta.

Palabras clave : consumo; preço; rastreabilidade; qualidade sensorial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons