SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Plant-parasitic nematodes associated with banana 'Pacovan' in irrigated condition: connections with productionGrowth curve of peach fruits in subtropical enviroment índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Fruticultura

versión impresa ISSN 0100-2945

Resumen

ROMBALDI, Cesar Valmor; TIBOLA, Casiane Salete; FACHINELLO, José Carlos  y  SILVA, Jorge Adolfo. Percepção de consumidores do Rio Grande do Sul em relação a quesitos de qualidade em frutas. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2007, vol.29, n.3, pp. 681-684. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452007000300049.

Objetivando identificar os principais quesitos de qualidade na tomada de decisão para adquirir e consumir frutas e suas possíveis inter-relações com faixa etária, sexo, grau de instrução e renda, foi realizada pesquisa com consumidores de frutas do Estado do Rio Grande do Sul. O experimento foi realizado em seis municípios (Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Rosa). O método utilizado foi o descritivo, e os dados foram coletados através de questionário, entrevistando-se 1.040 pessoas. Os quesitos apresentados (variáveis) foram: preço; aparência, sabor e aroma; embalagem; regularidade de oferta (facilidade para encontrar o produto); marca; vida de prateleira (durabilidade); praticidade (fácil de transportar e utilizar); ausência de resíduos de agrotóxicos; origem; certificação; meio ambiente; valor nutricional; valor funcional; valorização de aspectos socioculturais; outros. De acordo com os consumidores, independentemente de idade, sexo, grau de instrução e renda, os atributos preço; aparência, sabor e aroma; ausência de resíduos de agrotóxicos e identificação da origem são, em ordem decrescente, os principais quesitos para a tomada de decisão para comprar ou não uma determinada fruta.

Palabras llave : consumo; preço; rastreabilidade; qualidade sensorial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués