SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Divergência genética entre progênies de maracujazeiro- amarelo com base em características das plântulasHerdabilidade e ganho genético em caracteres do fruto do maracujazeiro-doce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

KISHI, Luciano Takeshi; WICKERT, Ester  e  LEMOS, Eliana Gertrudes de Macedo. Diversidade genética de Xylella fastidiosa avaliada por marcadores fAFPL. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.1, pp. 202-208. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000100037.

A primeira bactéria fitopatogênica a ter seu genoma totalmente seqüenciado foi detectada e isolada em diferentes hospedeiros em diferentes regiões geográficas. Embora seja causadora de doenças em culturas economicamente importantes, como citros, cafeeiro e videira, pouco se conhece acerca das relações genéticas estabelecidas entre isolados da bactéria. Atualmente, todos os isolados são agrupados como uma única espécie, Xylella fastidiosa, apesar de colonizarem diferentes hospedeiros que desenvolvem sintomas diferenciados e possuir diferentes condições fisiológicas e microbiológicas. A existência de diversidade genética entre isolados da bactéria foi detectada da por métodos culturais e moleculares, embora pouco se conheça acerca das relações genéticas de isolados brasileiros obtidos de citros e cafeeiro. Este trabalho teve por objetivo verificar, através de marcadores moleculares fAFLP a existência de diversidade genética e as relações filogenéticas estabelecidas pelos isolados das bactérias brasileiras e estrangeiras. Estes marcadores foram selecionados por sua alta reproducibilidade e por ser de uso comum para tipagem e classificação bacteriana. Os resultados obtidos mostraram que os isolados brasileiros apresentam diversidade genética e que os isolados deste estudo agruparam-se de acordo com o hospedeiro e origem geográfica, a saber, citros-cafeeiro, temécula-videira-amoreira e ameixeira-elmo.

Palavras-chave : fAFLP; Xylella fastidiosa; diversidade genética; marcadores de DNA.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês