SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Influence of the renewal pruning and control of the rust in the carbohydrate reserves and production of precocious peach treeHandling of the of yellow passion fruit plant in annual cycle aiming the coexistence with the pwv (passion fruit woodiness virus): a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

SCHUBER, Joselia Maria et al. Influência de sistemas de produção sobre a ocorrência de inimigos naturais de afídeos em pomares de pessegueiros em Araucária-PR. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 336-342. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200012.

A pressão da sociedade tem forçado a adoção de sistemas de produção de frutas mais sustentáveis e de menor impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência dos sistemas de produção de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e Convencional (PC) sobre a diversidade de inimigos naturais de afídeos presentes em seis pomares de pessegueiros no município de Araucária-PR, de julho de 2005 a setembro de 2006. O levantamento do número de inimigos naturais foi realizado por meio de cinco métodos de amostragens: visual em plantas de pessegueiros e em plantas invasoras; armadilhas Möericke; funil e adesivas. No sistema BPA, foram coletados mais espécimes de inimigos naturais (53%), em relação aos pomares PCs (46%), havendo a ocorrência, em ambos, de predadores das famílias Syrphidae, Coccinellidae e Chrysopidae e parasitóides da ordem Hymenoptera. Do total de inimigos naturais coletados, verificou-se a ocorrência de maior quantidade de predadores de afídeos.

Keywords : Boas Práticas Agrícolas; Sistema Convencional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese