SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Monitoring of coleoborers associated to mango tree in José de Freitas city, state of Piauí, BrazilEvaluation of the acceptability level for the Italy, Napoleon and Redglobe varieties on the spanish market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

PETINARI, Ricardo Alessandro; TERESO, Mauro José Andrade  and  BERGAMASCO, Sônia Maria Pessoa Pereira. A importância da fruticultura para os agricultores familiares da região de Jales-SP. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 356-360. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200015.

Este trabalho teve como objetivo geral analisar a importância da fruticultura para os agricultores familiares do EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural) de Jales, especificamente em três municípios, (Marinópolis, Santa Albertina e Santa Salete), tanto na manutenção das famílias no campo como na geração de postos de trabalho. Para a obtenção dos dados relativos à elaboração deste trabalho, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas junto aos produtores das microbacias dos respectivos municípios, abordando questões sociais, econômicas e produtivas. A fruticultura destacou-se no EDR em termos de Valor Bruto da Produção, sendo que, dentre as frutas, a laranja e a uva apresentaram os melhores resultados. A fruticultura, principalmente a viticultura, mostrou-se capaz de gerar renda e manter os produtores no campo, bem como dar emprego aos filhos desses produtores, proporcionando, com isso, boas condições de sobrevivência às famílias, configurando-se como uma boa alternativa para as pequenas propriedades.

Keywords : produção de frutas; agricultura familiar; geração de renda; permanência no campo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese