SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Evaluation of the acceptability level for the Italy, Napoleon and Redglobe varieties on the spanish marketEvaluation of Prata Anã, Thap Maeo and Caipira banana cultivars in different planting systems in the north of Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

MAIA, Victor Martins et al. Tipos e intensidade de danos mecânicos em bananas 'prata-anã' ao longo da cadeia de comercialização. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 365-370. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200017.

Atualmente, a maior parte da produção brasileira de banana é destinada ao mercado interno e, geralmente, é colhida, manuseada e transportada de forma deficiente e inadequada, contribuindo para perdas substanciais na fase pós-colheita. Objetivou-se identificar os tipos e a intensidade de danos mecânicos após a colheita da banana 'Prata-Anã', produzida no Município de Verdelândia (MG) e embalada em caixas de papelão, madeira e plástico. Foram amostradas quatro caixas de banana 'Prata-Anã' em cada etapa da cadeia de comercialização, a saber: antes da colheita, após a primeira lavagem e pré-seleção (1ª piscina da casa de embalagem), após embalagem, após transporte e após distribuição ao mercado varejista em Montes Claros (MG), onde os frutos permaneceram em exposição para vendas por 8 horas. A porcentagem de frutos, área da casca e porcentagem da área da casca danificados aumentou ao longo da cadeia de comercialização. O uso da caixa de papelão proporcionou redução na incidência e intensidade de dano mecânico em relação aos demais tipos de embalagem. Houve alta incidência do dano por abrasão em todas as etapas da cadeia de comercialização. O dano por compressão apresentou grande importância relativa no varejo.

Keywords : Musa spp.; perdas; pós-colheita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese