SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Cold damage in Tahiti acid limes harvested in different periods and submitted to termichal and biochemical treatmentsEstimate of great and economic levels of irrigation in papaya tree (Carica papaya L.) Golden cultivar in north of Espírito Santo conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

FERREIRA, Gilvanete Maria; GUIMARAES, Maria José de Oliveira Cavalcanti  and  MAIA, Maria Cristina Antun. Efeito da temperatura e taxa de cisalhamento nas propriedades de escoamento da polpa de Cupuaçu (T. grandiflorum Schum) integral. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 385-389. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200020.

O comportamento reológico da polpa de cupuaçu integral foi determinado na faixa de temperatura de 10 a 60ºC. Os efeitos da temperatura e da taxa de deformação foram avaliados por meio de testes em cisalhamento estacionário. As análises reológicas foram conduzidas num reômetro Thermo Haake RheoStress 1. Os reogramas foram descritos pelos modelos reológicos de Ostwald-de-Waelle e o de Herschel-Bulkley. As curvas de escoamento mais bem ajustadas pelo modelo de Ostwald-de-Waelle. O produto apresentou comportamento pseudoplástico, e o índice de comportamento de fluxo (n) decresceu com o aumento da temperatura. O efeito da temperatura sobre a viscosidade aparente foi descrita por uma equação tipo Arrhenius e discutida em termos de energia de ativação. Essa energia aumentou com o aumento da taxa de deformação, sendo obtidos valores na faixa de 1 a 2 kcal/gmol.

Keywords : cupuaçu; reologia; cisalhamento estacionário; Arrhenius.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese