SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Dormancy broken of 'Hosui' pear trees with mineral oil in two training systemsEvaluation of genetics dissimilarity in banana tree genotypes (Musa spp.) by means of RAPD markers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

CORSATO, Carlos Eduardo; SCARPARE FILHO, João Alexio  and  SALES, Eleuza Clarete Junqueira de. Teores de carboidratos em órgãos lenhosos do caquizeiro em clima tropical. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 414-418. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200025.

Nas fruteiras caducifólias, o metabolismo de carboidratos constitui-se no principal mecanismo que garante a sua sobrevivência no período de dormência, estando, também, relacionado ao seu potencial produtivo em safras subseqüentes. Conhecer a forma como a planta utiliza esses carboidratos durante o seu desenvolvimento é um passo importante para o entendimento das suas relações fonte-dreno e para fundamentar algumas práticas de manejo, como a poda e o raleio de frutos. Caracterizar a variação dos teores de amido e de carboidratos solúveis totais em órgãos lenhosos do caquizeiro (Diospyros kaki L.), no decorrer do seu desenvolvimento fenológico, foi o objeto de investigação do presente estudo. O trabalho foi conduzido em um pomar de caquizeiros localizado na área experimental da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), em Piracicaba, Estado de São Paulo, durante o ciclo 2002/2003. A fenologia das plantas foi caracterizada pelo período de ocorrência e duração do alongamento dos ramos, florescimento, desenvolvimento dos frutos e das folhas e do abortamento natural de frutos. A variação dos teores desses carboidratos em ramos e em raízes foi analisada tendo por base os diferentes estádios fenológicos. Ocorreram variações significativas no teor desses carboidratos no período de estudo. A mobilização do amido nos ramos teve grande importância na sustentação de um novo ciclo de brotações. O maior consumo de amido ocorreu durante a abscisão foliar, e a reposição no seu estoque, nos ramos e nas raízes ocorreu, principalmente, entre o florescimento e a abscisão foliar.

Keywords : fenologia; desenvolvimento; amido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese