SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Genetic improvement and mating system of the Camu Camu shrub in the Peruvian AmazonCrescimento de mudas micropropagadas de bananeira aclimatizadas nas condições da Amazônia Sul Ocidental sob a influência de diferentes substratos e recipientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

CASTOLDI, Renata; CHARLO, Hamilton César de Oliveira; VARGAS, Pablo Forlan  e  BRAZ, Leila Trevizan. Qualidade de frutos de cinco híbridos de melão rendilhado em função do número de frutos por planta. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 455-458. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200032.

Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade de cinco híbridos de melão rendilhado, com dois e três frutos por planta, utilizando fibra da casca de coco e fertirrigação. Para tanto, foi instalado um experimento em casa de vegetação na UNESP-FCAV, Câmpus de Jaboticabal, com delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 2, com quatro repetições. Os fatores avaliados foram cinco híbridos de melão rendilhado (Maxim, Bônus nº 2, Shinju 200, Fantasy e Louis) e número de frutos por planta (2 ou 3 frutos). Os frutos foram colhidos quando atingiram o máximo do desenvolvimento. Foram avaliados: sólidos solúveis, acidez titulável, pH, vitamina C e massa média dos frutos. Para todas as características avaliadas, não houve interação entre híbridos e o número de frutos por planta. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o híbrido Bônus nº 2 apresentou o maior número de características qualitativas desejáveis quando cultivada sob ambiente protegido, utilizando fibra da casca de coco e fertirrigação. O número de frutos por planta não afetou as características qualitativas avaliadas, exceto o teor de sólidos solúveis e massa média dos frutos, sendo maior quando deixados dois frutos por planta.

Palavras-chave : Cucumis melo L. var. reticulatus; qualidade; fibra da casca de coco; fertirrigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português