SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Development of 31 cultivars of quince grafted in the japanese rootstockEstablishment of criteria to select apple tree rootstocks tolerant to the aluminum in nutritious solution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

CRUZ, Maria do Céu Monteiro da; HAFLE, Oscar Mariano; RAMOS, José Darlan  and  RAMOS, Patrícia de Siqueira. Desenvolvimento do porta-enxerto de tangerineira 'Cleópatra'. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 471-475. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200035.

Perdas por percolação e lixiviação são evidentes em substratos para produção de mudas cítricas, notadamente na primeira fase, antes da repicagem dos porta-enxertos. Assim, o trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar os efeitos do polímero hidroabsorvente e do lithothamnium sobre o desenvolvimento da tangerineira 'Cleópatra' até a repicagem. A semeadura foi realizada em tubetes (50 mL) contendo substrato comercial, acrescido dos tratamentos: 2 doses de lithothamnium (0 e 5 g L-1) e 5 doses do polímero (0; 15; 30; 45 e 60 g L-1). Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 2, com 4 repetições e sete plantas por parcela. Para avaliar o desenvolvimento das mudas, as seguintes características foram determinadas: comprimento da parte aérea e do sistema radicular (cm), número de folhas por planta e matéria seca da parte aérea e das raízes (mg). A incorporação do polímero hidroabsorvente ao substrato favoreceu o desenvolvimento de porta-enxertos de tangerineira 'Cleopatra' na fase inicial de produção. A dose de polímero utilizada não deve ultrapassar 50 g L-1 para evitar o excesso de umidade no substrato e a deficiência de aeração do sistema radicular. A adição do lithothamnium ao substrato de cultivo proporcionou o melhor desenvolvimento das mudas.

Keywords : Citrus reshni; propagação; citricultura; polímero hidroabsorvente; lithothamnium.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese