SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Physiological performance of pitombeira [Talisia esculenta (A. ST. Hil) Radlk] seeds submitted to dehydrationFoliar and radicular absorption of 65Zn and its redistribution in citrus plant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

IVANI, Silvia de Azevedo; SILVA, Breno Marques da Silva e; OLIVEIRA, Camila de  and  MORO, Fabíola Vitti. Morfologia de frutos, sementes e plântulas de castanheira (Terminalia catappa L. - COMBRETACEAE). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 517-522. ISSN 1806-9967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200043.

O trabalho foi realizado com o objetivo de descrever morfologicamente os frutos, sementes e plântulas de castanheira. Foi feita a biometria dos frutos e das sementes e sua caracterização quanto à forma, por meio de mensurações com paquímetro e observações realizadas em estereomicroscópio com câmara clara. Os frutos de castanheira são carnosos, indeiscentes, do tipo nucóide, glabros, de coloração verde a vinácea, projeção das nervuras carpelares externamente evidentes, com epicarpo delgado, mesocarpo carnoso e esponjoso de coloração vinácea, com feixes vasculares conspícuos em corte transversal. Geralmente, cada fruto contém apenas uma semente. As sementes são exalbuminosas, de formas alongadas e cilíndricas, recobertas por endocarpo rígido de coloração marrom; possuem cerca de 2,5cm, 0,7cm e 0,7cm, de comprimento, largura e espessura, respectivamente. A germinação das sementes de castanheira é epígea, e a plantula é fanerocotiledonar.

Keywords : germinação; reflorestamento; arborização; biometria; chapéu-de-sol.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese