SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Physiological performance of pitombeira [Talisia esculenta (A. ST. Hil) Radlk] seeds submitted to dehydrationFoliar and radicular absorption of 65Zn and its redistribution in citrus plant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

IVANI, Silvia de Azevedo; SILVA, Breno Marques da Silva e; OLIVEIRA, Camila de  and  MORO, Fabíola Vitti. Morfologia de frutos, sementes e plântulas de castanheira (Terminalia catappa L. - COMBRETACEAE). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 517-522. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200043.

O trabalho foi realizado com o objetivo de descrever morfologicamente os frutos, sementes e plântulas de castanheira. Foi feita a biometria dos frutos e das sementes e sua caracterização quanto à forma, por meio de mensurações com paquímetro e observações realizadas em estereomicroscópio com câmara clara. Os frutos de castanheira são carnosos, indeiscentes, do tipo nucóide, glabros, de coloração verde a vinácea, projeção das nervuras carpelares externamente evidentes, com epicarpo delgado, mesocarpo carnoso e esponjoso de coloração vinácea, com feixes vasculares conspícuos em corte transversal. Geralmente, cada fruto contém apenas uma semente. As sementes são exalbuminosas, de formas alongadas e cilíndricas, recobertas por endocarpo rígido de coloração marrom; possuem cerca de 2,5cm, 0,7cm e 0,7cm, de comprimento, largura e espessura, respectivamente. A germinação das sementes de castanheira é epígea, e a plantula é fanerocotiledonar.

Keywords : germinação; reflorestamento; arborização; biometria; chapéu-de-sol.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese