SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Chemical characterization of nut of Butia capitata var capitataRooting of semi-hardwood cuttings of blueberry under different indolebutyric acid concentrations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

SATO, Alessandro Jefferson et al. Características físico-químicas e produtivas das uvas 'Isabel' e 'Brs-rúbea' sobre diferentes porta-enxertos na região norte do Paraná. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 553-556. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000200050.

O trabalho teve como objetivo avaliar as características físico-químicas e produtivas das videiras 'Isabel' (Vitis labrusca) e 'BRS-Rúbea' (V. labrusca) enxertadas sobre os porta-enxertos IAC 766 Campinas, IAC 572 Jales e 420 A, destinadas à elaboração de suco de uva no norte do Paraná. Após a poda de frutificação, foram registrados o número médio de gemas e o de esporões por planta, e, no momento da colheita, avaliaram-se o teor de sólidos solúveis totais (SST), acidez titulável (AT), índice de maturação (SST/AT) e pH do mosto das bagas, além da massa e comprimento dos cachos, a massa e diâmetro das bagas e o número de cachos por planta e por ha. Foram também estimadas a produção (kg/planta) e a produtividade (t/ha) das combinações copa/porta-enxerto. Verificou-se que os porta-enxertos exerceram influência sobre as copas apenas em relação ao número de esporões e de gemas por planta e por ha, com destaque para a 'Isabel' sobre o 'IAC 766 Campinas'. A 'Isabel' apresentou teor de SST superior em relação à 'BRS-Rúbea', no entanto,para a AT e a SST/AT, não houve diferença significativa entre as cultivares, e para o pH do mosto da 'Isabel' foi menor em relação à 'BRS-Rubea'. Para as características físicas e produtivas, a 'Isabel' apresentou maiores valores em relação à 'BRS-Rubea'.

Keywords : Vitis labrusca; suco de uva; sólidos solúveis totais; acidez titulável; pH.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese