SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Suscetibilidade a dano pelo frio em abacaxi 'pérola' tratado com 1-metilciclopropenoCaracterização agronômica e molecular de genótipos diplóides melhorados de bananeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

FONSECA, Kenia Gracielle da et al. Análise da recuperação do genitor recorrente em maracujazeiro-azedo por meio de marcadores RAPD. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2009, vol.31, n.1, pp. 145-153. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452009000100021.

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, entretanto tem-se observado redução na produtividade do maracujazeiro nos últimos anos, devido, principalmente, a fatores fitossanitários. Na Embrapa Cerrados, a transferência de genes de resistência de espécies silvestres para as comerciais de maracujazeiro tem sido feita por meio de hibridações interespecíficas seguidas de um programa de retrocruzamentos auxiliados por marcadores moleculares. Este trabalho teve por objetivo verificar a recuperação do genoma recorrente nas plantas RC4 e RC5 [(Passiflora edulis x Passiflora setacea) x Passiflora edulis ] com base em marcadores RAPD. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Genética e Biologia Molecular da Embrapa Cerrados. Amostras de DNA de cada material genético (17 plantas RC4, 16 plantas RC5, Passiflora edulis e Passiflora setacea) foram amplificadas para obtenção de marcadores RAPD. Foram utilizados 12 primers decâmeros para as plantas RC4 e 14 primers decâmeros para as plantas RC5. Os marcadores RAPD gerados foram convertidos em matriz de dados binários. Verificou-se alta porcentagem de marcadores polimórficos em consequência do cruzamento-base interespecífico. A menor similaridade genética foi observada entre as espécies P. edulis e P. setacea, evidenciando a grande distância genética dessas espécies.

Palavras-chave : introgressão; marcadores moleculares; similaridade genética; Passiflora edulis e Passiflora setacea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português