SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Diversidade e estrutura genética de populações em cajazeira (spondias mombin l.) no nordeste do BrasilSeleção genética em progênies híbridas de coqueiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

DAMASCENO JUNIOR, Pedro Corrêa et al. Modo de reprodução preferencial de plantas hermafroditas de mamoeiro (Carica papaya L; Caricaceae). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2009, vol.31, n.1, pp.182-189. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452009000100025.

Esta pesquisa teve o objetivo de estudar o sistema reprodutivo preferencial de plantas hermafroditas de mamoeiro, com base na natureza histoquímica dos grãos de pólen, receptividade do estigma, teste de germinação in vivo do grão de pólen e razão pólen : óvulo. Na análise histoquímica dos grãos de pólen, foram utilizados os corantes Sudan IV e solução de I2KI; a receptividade do estigma foi avaliada com a solução de acetato de alfa-naftil em flores abertas e fechadas. A germinação e o crescimento do tubo polínico in vivo foram avaliados em flores fechadas, utilizando solução de azul de anilina a 0,1%. Para estimar a razão pólen:óvulo, anteras de cada flor foram dissecadas, e os grãos de pólen foram contados; ovários foram dissecados, e os óvulos foram contados sob estereomicroscópio. Os resultados indicaram que os grãos de pólen do mamoeiro são de natureza lipídica; os estigmas estavam receptivos antes da abertura e até 48 h após a abertura; os grãos de pólen germinaram e emitiram tubo polínico antes da abertura floral, e a relação pólen:óvulo, indicou predominância do sistema reprodutivo autógamo. Esses resultados indicaram que o modo de reprodução preferencial do mamoeiro hermafrodita é autógamo facultativo com cleistogamia.

Palavras-chave : Carica papaya; cleistogamia; autogamia; histoquímica de grãos de pólen; relação P : O; receptividade de estigma.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons