SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Phenologyand production of 'granada' peaches with application of hydrogen cyanamyd and boronBasic temperatures and thermal sum for the fig trees pruned in different months author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

CITADIN, Idemir; GUILLIOT, Agnès; BONHOMME, Marc  and  RAGEAU, Rémy. Atividade de enzimas relacionadas com a mobilização de carboidratos durante a dormência da nogueira (Juglans Regia). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2009, vol.31, n.2, pp. 305-313. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452009000200004.

A brotação da nogueira é dependente da mobilização de carboidratos do lenho para as gemas localizadas na porção superior dos ramos. O objetivo do trabalho foi contribuir para o entendimento do mecanismo de brotação acrótona da nogueira, em clima temperado, através da mensuração da atividade da ±-amilase (EC 3.2.1.1) e sacarose fosfato sintase (SPS - EC 2.4.1.14) relacionadas com a mobilização de carboidratos, durante o período de dormência. Para cada coleta, foram amostrados cinco ramos do ano, durante os meses de setembro a março. Em abril, próximo à retomada do crescimento ativo, foram feitas três amostragens. As partes apical, subapical e da base dos ramos foram separadas em casca, lenho (xilema) e gemas. O tempo médio de brotação (TMB) em condições controladas (25ºC), a umidade ponderal e a atividade das enzimas acima relacionadas foram determinadas. Os resultados obtidos reforçam a teoria de que o gradiente de brotação na nogueira se desenvolve durante a ecodormência e apresenta uma relação de dependência com a atividade da á-amilase; não está evidente a relação da atividade da SPS com a evolução do crescimento das gemas, durante a ecodormência.

Keywords : ±-amilase; sacarose fosfato sintase; Juglans regia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese